Objetivo

Basicamente, este blog objetiva a realização de intercâmbio cultural e de informações, mormente entre os confrades da Academia Ubaense de Letras, entidade da qual o administrador é membro efetivo. O conteúdo poderá ainda subsidiar estudantes ou simpatizantes das letras, seja em pesquisas escolares ou levantamento de informações relacionadas, por exemplo, com a história do Município ou da microrregião de Ubá e da própria AULE.



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"UM CERTO ANTONIO" NO 'O NOTICIÁRIO' (*)

“Um Certo Antônio” é lançado em noite festiva
Livro homenageia o Dr. Antônio Queiroz e foi escrito pelo saudoso escritor ubaense, Rosalvo Braga

Em um evento muito prestigiado, a Academia Ubaense de Letras promoveu o lançamento de “Um Certo Antônio”, livro póstumo do saudoso escritor, contista e poeta ubaense Rosalvo Braga, no auditório do Colégio Sagrado Coração de Maria. Emotiva pelas homenagens prestadas, a reunião festiva da AULE congregou muitas pessoas amigas não só do homenageado, o Dr. Antônio Queiroz, mas também das artes e da literatura ubaense.
Não faltaram artistas ubaenses para abrilhantar o evento, que foi aberto oficialmente com a execução do Hino Nacional e da Aquarela do Brasil. A mesa foi composta pelo odontólogo Dr. Hésio Magri de Lacerda, convidado a discursar em honra ao homenageado; Paulino Braga, irmão de Rosalvo; Dr. André Resende Padilha, Promotor de Justiça; Antônio Carlos Estevam, secretário da AULE; Maestro Marum Alexander, presidente da Academia; Vereadora Rosângela Alfenas, Diretora Administrativa do Hospital Santa Isabel; o presidente da Associação Brasileira de Odontologia/Regional Ubá e homenageado da noite, Dr. Antônio Queiroz; Iolanda Braga, viúva do saudoso Rosalvo Braga; e a acadêmica, musicista e secretária municipal de Cultura, Maria da Conceição Aparecida Camiloto Rocha Ramos. Antes dos discursos, a música ficou por conta de Bráulio e um violonista acompanhante.
Na seqüência, o presidente da AULE comunicou aos presentes que o Dr. Antônio Queiroz seria empossado membro daquela entidade, em solenidade a ser realizada no dia 29 de maio. Naquele momento, o homenageado recebeu seu diploma de acadêmico, sendo muito aplaudido.
Primeiro a fazer uso da palavra, o Dr. Hésio Lacerda não economizou elogios ao falar do homenageado. “A classe odontológica o agradece, pelo seu caráter, pela sua ética e competência profissional e, acima de tudo, pela sua dedicação. E é também um orgulho para a classe ter um representante na Academia Ubaense de Letras”, disse.
“É um momento muito significativo para mim, a emoção é muito forte. A palavra que melhor define a minha fala nessa noite é “agradecimento”. Trabalhamos juntos neste livro, eu e Rosalvo, mas ele só foi possível graças ao apoio de diversas pessoas amigas, que nos socorreram nos momentos difíceis. Um agradecimento especial ao Hospital Santa Isabel, na pessoa do diretor Fabiano dos Santos e da diretora Rosângela Alfenas, a minha companheira Sandra, à minha família, aos meus amigos, ao maestro Marum Alexander, que indicou o meu nome para a Academia, e às minhas professoras. A cadeira que passarei a ocupar a partir de então, quis o destino que fosse a cadeira ocupada pelo acadêmico Rosalvo Braga. E tudo o que se possa falar sobre o Rosalvo é pouco. Impecável exemplo de cidadão, atuou como educador, pesquisador, escritor, historiador, poeta, articulista, copydesquer, “ghost-writter”, é autor de diversas obras. Escreveu peças de teatro, roteiros de espetáculos musicais, foi crítico literário e grande admirador da cultura popular. Seu talento lhe rendeu vários títulos importantes, em homenagens prestadas em sua terra natal e em outras terras. “Um Certo Antônio” não é somente uma biografia, é também um poema e um texto histórico” explanou um emocionado Antônio Queiroz.
D. Iolanda Braga, agraciada com um lindo buquê de flores, recordou a genialidade de Rosalvo Braga, também rendendo homenagens ao amigo Antônio Queiroz e, com um belo pronunciamento do presidente da AULE, encerrou-se a memorável noite.
(*)
[colado do site do O NOTICIÁRIO, cobertura da sessão solene da Academia Ubaense de Letras realizada em 22/05/2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos agradecidos pela visita e pela gentileza do comentário. Muito obrigado! Volte sempre.