Objetivo

Basicamente, este blog objetiva a realização de intercâmbio cultural e de informações, mormente entre os confrades da Academia Ubaense de Letras, entidade da qual o administrador é membro efetivo. O conteúdo poderá ainda subsidiar estudantes ou simpatizantes das letras, seja em pesquisas escolares ou levantamento de informações relacionadas, por exemplo, com a história do Município ou da microrregião de Ubá e da própria AULE.



domingo, 23 de junho de 2013

Presta atenção, “Exclusiva”!

Antonio Carlos Estevam (*)
estevam1951@gmail.com

Há mais de três décadas, eu noivo, relampeou pela minha mão um livro cujo título imediatamente me chamou a atenção: “A responsabilidade sexual da mulher”. O pouco que cheguei a ler foi suficiente para atribuir à obra um conceito elevado.

Meu saudoso confrade da AULE Nicéas Vieira de Azevedo, que se orgulhava de ter Rosalvo Braga como prefaciador de suas antologias literárias, tinha por hábito declamar poesia de sua lavra, isto em todas as oportunidades em que soía topar um amigo. Uma dessas pérolas, ele a intitulara “A néga‟ do beijo”. Deveras lindo, o poema revela a queixa íntima, o desapontamento, a frustração experimentada na tentativa primeira de saborear a boca da amada. 

Foi do respeitado físico, teólogo e professor Felipe Aquino, palestrante da Rede Canção Nova de Televisão, Doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e com 73 livros publicados, que recentemente ouvi, ele dirigindo-se a numerosa plateia: “Mulher que, sem justificativa válida, sistematicamente nega sexo ao esposo, é burra: está mandando que ele procure outra!” 

Em leitura, cuja fonte ora não me vem à memória, dei com estatística mostrando que considerável parte das separações conjugais decorre dessa falha objeto da providencial advertência do referido professor universitário. Ao marido ― afirma o mesmo trabalho publicado ― que só fora do casamento acaba por encontrar a compensação, que desta forma vem de soar merecida, descoberto e diante da recusa da esposa em reconhecer-se culpada, é-lhe tributado o ônus de ― a despeito de por iniciativa dela ― o casamento tornar-se, naquele momento, desfeito.

Mas a sexóloga Regina Navarro Lins, veterana articulista do Estado de Minas, escritora de um sem número de obras sobre o assunto, dentre eles “A cama na varanda”, antevê (impiedosa?) mudança. “A exclusividade caracterizada pela monogamia, por muitos tida como 'cláusula pétrea' das regras de comportamento ditadas pela tradição, está com seus dias contados", avisa.

E agora, “Exclusivas”? ― então diremos.

(*) ANTONIO CARLOS ESTEVAM é membro efetivo da Academia Ubaense de Letras – AULE e seu atual 1º. secretário, sucessor do escritor Sílvio Braga na cadeira n. 21, que tem por patrono o jornalista Octavio Braga, todos ubaenses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos agradecidos pela visita e pela gentileza do comentário. Muito obrigado! Volte sempre.